HISTÓRICO

O Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi) iniciou em 2011 sob a liderança do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Atualmente o ciKi é um evento itinerante nas Américas promovido pelo EGC/UFSC, pelo Parque Científico e Tecnológico (TECNOPUC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pelo Programa do Colégio das Américas (COLAM) da Organização Universitária Interamericana (OUI), em parceria com numerosas instituições e organizações de ensino superior das Américas.

Foram realizadas oito edições que giraram em torno do desenvolvimento conceitual, da metodologia e da prática em Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual e Gestão da Inovação.

2018
CIKI 2018
Guadalajara, México

Habitats para a Inovação e a Economia do Conhecimento
A VIII edição foi organizada pelo Colégio das Américas (COLAM), que desenvolve e oferece programas de formação com perspectiva interamericana, interdisciplinar e intercultural, com a Universidade de Guadalajara de mais de dois séculos de tradição e pela Organização Universitária Interamericana (OUI).
2018
2017
CIKI 2017
Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

Conhecimento e inovação: energia para o desenvolvimento
A VII edição contou com o apoio da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que sediou o evento. No PTI coabitam diversas entidades – acadêmicas, governamentais, empresariais – caracterizando-se como um ambiente de conexões e de uso compartilhado, propiciando trocas de experiências e integração entre pessoas e instituições.
2017
2016
CIKI 2016
Bogotá, Colômbia

Acelerar a Inovação: Fator decisivo para o desenvolvimento social
A VI edição do Congresso foi organizada pelo Colegio de las Américas/Organización Universitaria Interamericana, Universidad Santo Tomás. Reuniu um conjunto de questões estratégicas destinadas a promover eficazmente os processos de inovação na região e compensar a falta de indicadores de desenvolvimento.
2016
2015
CIKI 2015
Joinville, Santa Catarina, Brasil

Conhecimento e a inovação para a competitividade industrial
Em 2015, a Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC) foi a sede da V edição do ciKi. No evento foi apresentação do documento que resume a V Conferência Estatal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que buscava estabelecer direções estratégicas e prioritárias do Governo do Estado de Santa Catrina em apoio às inovações resultantes da pesquisa científica e tecnológica.
2015
2014
CIKI 2014
Loja, Equador

Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual como Vantagem Competitiva
Realizada pela Universidade Técnica Particular de Loja (UTPL), a 4ª edição do ciKi alcançou uma etapa importante em seu caminho, estabelecendo-se como um evento de classe mundial. Representantes de organizações governamentais e não governamentais foram chamados para discutir a direção da inovação organizacional, centrado nas pequenas e médias empresas.
2014
2013
CIKI 2013
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Parques Tecnológicos e Capital Intelectual: Inovando em Tempos Turbulentos
A 3ª edição foi organizada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (TECNOPUC/PUCRS). Assim como nas edições anteriores, participantes nacionais e internacionais apresentaram e discutiram o capital intelectual no desenvolvimento estratégico da inovação tecnológica e de cidades do conhecimento.
2013
2012
CIKI 2012
Madri, Espanha

O desafio de dinamizar as PME e o empreendedorismo inovador
A Universidad Autónoma de Madrid (UAM) foi a sede da 2ª edição do ciKi, em 2012. A discussão principal foi dinamizar as PME em ambientes conflituosos de gestão do conhecimento e capital intelectual, para competir em uma economia global.
2012
2011
CIKI 2011
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Gestão do Conhecimento e Inovação
Organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
2011

Em oito anos de evento, muito conhecimento já foi produzido

Veja o conteúdo de todas as edições do ciKi, acessando os anais do congresso.
Os documentos estão disponíveis em Português, Espanhol e Inglês.