CIKI 2019

Com o tema "Estratégias em Fatores Humanos para Transformação Digital e Resiliência", a 9ª edição do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (CIKI) realiza-se em 7 e 8 de novembro de 2019, na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul (Brasil). O evento itinerante é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC) e já passou por Brasil, Espanha, Equador, Colômbia e México. O objetivo do ciKi é dar visibilidade a novas teorias, métodos e técnicas de Gestão do Conhecimento e da Inovação. Neste ano, o congresso tem no Parque Científico e Tecnólogico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Tecnopuc/PUCRS) um ambiente interdisciplinar, de interação entre pesquisadores, com discussões sobre teorias, metodologias, técnicas, ferramentas e experiências para o desenvolvimento e a aplicação de engenharia, mídias do conhecimento e inovação. Pesquisadores de todo o Brasil e da América Latina são convidados a submeter suas pesquisas na forma de artigo. Acesse as instruções no link para submissão.

Palestrantes

Confira os palestrantes confirmados até o momento.

Erik Hollnagel

Resiliência

Co-fundador e ex-Presidente da Associação de Engenharia de Resiliência. Presidente da Associação Europeia de Ergonomia Cognitiva (1994-2000). Autor/editor de cinco livros sobre Engenharia de Resiliência. Doutor em Psicologia pela Universidade de Aarhus (Dinamarca). Professor sênior de Segurança do Paciente na Universidade de Jönköping (Suécia), Professor visitante na Universidade Macquarie (Austrália) e Professor adjunto da Universidade Central de Queensland (Austrália).

Florinda Matos

Capital intelectual

Pesquisadora associada do O DINÂMIA’CET – IUL, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, do ISCTE-IUL. Presidente da ICAA – Associação de Capital Intelectual. Doutora em Ciências Sociais, Estudos de Comportamento Organizacional. Seus principais interesses de pesquisa são: Gestão, Sustentabilidade, Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual, Mensuração de Intangíveis, Inovação e Empreendedorismo.